segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Feliz 2014, olá escrita!

Mais um ano se passou, tão rápido e despercebido, que ontem mesmo lembro de fazer os planos para 2013.
Um ano de vitorias e derrotas (praticamente derrotas para ser sincera) , mas principalmente, um ano para evolução.
Escrever, sempre foi uma paixão. Mas há um momento na vida do escritor, que ele se pergunta " esse sou eu?" , como em qualquer área profissional,existem esses lampejos de  duvida.
E nesses lampejos, você pode ser arrebatado a uma duvida real.Você se afasta, segue em frente, procura outras aptidões, e tira ferias dessa versão de sí mesmo.
A vida segue seu curso, e se encarrega de lhe tomar todo o tempo que possui.
Você se torna outra pessoa, cria outros sonhos, e normalmente, eles parecem ate melhores. embora la no fundo, tenha a sensação de estar vivendo a vida de outra pessoa. Quando confessei essa sensação a um amigo,ele me disse - isso é se tornar adulto. Encarar a realidade. Sonhos são para crianças.
Não foi o suficiente. Não era a resposta que eu procurava, mesmo que parecesse a mais logica.
Apenas fui encontrar a resposta, meses mais tarde, em um e-mail que recebi da Maiara leite da silva.
Nesse, ela descrevia como Esmera havia despertado nela o desejo de escrever. Apesar de ler outros diversos livros, nacionais e internacionais, qual era grande fã, por algum motivo se identificou com esse em particular.
Perguntava, "por que eu havia sumido?" "onde estavam meus outros trabalho, e principalmente a continuação."
Li e reli aqueles trechos. Onde exaltava seu apreço pela obra, e sua indignação comigo.
As frases mais marcantes, ficaram entre " é injusto deixar um material inacabado com promessa de continuação que nunca chega", e " você é responsável por tudo aquilo que cativa".
Admito, que foi um leve choque. Desculpa Maiara,mas só entendi o sentido do seu e-mail, depois de quarenta minutos de pura indignação pessoal.
Mas agora, agradeço.
Ele me fez refletir, em quem sou, de uma forma que nenhum outro conselho havia feito. Me fez lembrar o poder das palavras, e quando descreveu seu desejo ardente de tornar-se uma escritora, me lembrou de mim mesma, quando tudo queria era apenas escrever.
Me lembrou dos longos e-mails que escrevia para o Rafael Draccon pedindo conselhos, onde ele respondia com frases " não deseje, faça, só depende de você", e das conversas que tinha com a Carolina Munhoz sobre o  mercado literário.
A fase onde vivia um sonho, pelo sonho. As bienais, o cheiro de livro novo, as conversas literárias.
Me lembrou que por muito tempo, deixei de sonhar, e que não foi a escrita que me abandonou, mas eu que abandonei os livros. Por muito mais tempo do que deveria.
Após isso, retomei a escrita. As palavras demoraram a surgir como antes, a se formar como uma pintura. Minha mente feita de imaginação, estava entupida de logica e racionalidade.Um verdadeiro assassino literário.
2014 então, será mais que um ano. É o marco de mudança.
Afinal, é preciso se perder , para se encontrar.

Obrigada a todos . E principalmente, ao apoio e carinho.

Quem 2014 seja o ano da mudança. A execução de todo o aprendizado, e do recomeço.Repleto de letras e livros. Recheado de mundos e historias. Pois todo ano é um recomeço.
Um excelente 2014 .







Nenhum comentário:

Postar um comentário