quarta-feira, 12 de junho de 2013

Dia de São Valentim

Dia 12 de Junho, e o Amor está no ar.
Nunca tinha visto o verdadeiro significado do dia dos namorados,e por isso, costumava encarar como um pensamento cético. Afinal, o verdadeiro amor deve ser comemorado todos os dias!
A curiosidade dessa vez me venceu, e procurei entender, o que torna o Dia de Hoje, tão especial e enamorado.
Apesar das diversas versões, sinceramente me apaixonei pela mais popular , dissipada no fim da Idade Media, época que o conceito de amor romântico foi formulado. 
Para aqueles que não conhecem, A historia de São Valentim, nos leva ao império de Cláudio II. General, e imperador romano, Nariz gigante, cabelo ralo, e um coação de pedra.
Claudio (ou Claudinho como provavelmente era chamado pela tia), proibiu o casamento. Como bom estrategista, acreditava que seus soldados lutariam melhor, se estivessem focados apenas na guerra.
Porem,o bispo Romano Valentim , continuo em segredo os casamentos,contrariando as ordens do império.
Claro que, embora o amor possa ser considerada a força mais poderosa do mundo, não pode deter a fúria de Claudio II, e Valentinus, foi preso e condenado a morte.
Na prisão, Valentim que ainda acreditava no amor, apaixonou-se pela filha do carcereiro,e Antes da execução, deixou-lhe uma carta, na qual assinava, "Seu Namorado".
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países, sofrendo diversas modificações culturais, e se tornando, Dia dos namorados. Onde há uma troca mutua de mensagens, e objetos que possam simbolizar pelo resto do ano, o amor do casal.
Não é necessariamente, uma comemoração de casais. Por simbolizar o amor, o dia de São Valentim, isentiva que demonstre o amor, seja á sua alma gêmea, ou sua mãe. O amor familiar, o amor fraternal, amor paternal e etc...
O importante é demonstrar, o carinho que sente por aquela pessoa especial na sua vida.
Assim como o mártir  Valentinus morreu em prol desse sentimento puro,para que todos pudessem compartilhar e sentir o amor,  dedique seu amor a alguém que goste,e preserve a tradição de cultivar esse  sentimento que superou o tempo, e o coração frio de Claudinho...

Menos cética , e completamente apaixonada por esse dia,  Desejo a todos um Feliz dia Dos Namorados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário